Segunda-feira, 15 de Abril de 2013
o "álb'oon" em destaque (46)...

 

 

"No próximo sábado, 20 de abril, Guimarães 2013 inaugura, às 18h00, a “Exposição de Cartoons e Caricaturas do Desporto”. Patente na Casa da Memória até 28 de julho, a mostra reúne alguns dos desenhos de Miguel Salazar sobre várias figuras do desporto local e nacional. No mesmo dia, é lançado um catálogo que reúne o trabalho de 35 anos do caricaturista vimaranense, naquela que é a primeira obra a ser publicada no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.

Médico militar de formação, Miguel Salazar lançou-se no mundo das caricaturas e cartoons aos 16 anos, de forma amadora. Desde então, já colaborou com vários títulos de imprensa local e nacional – como “O Vitória de Guimarães”, “O Comércio do Porto” ou “A Bola Magazine” –, tendo participado no “IX Porto Cartoon World Festival”, em 2007.

A exposição junta caricaturas e cartoons de figuras do presente e passado do desporto local e nacional. Nomes como os vimaranenses Dulce Félix (atletismo), João Sousa (ténis) e Pedro Mendes (futebol), Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira ou André Villas-Boas são apresentados pelo lápis de Miguel Salazar.

Destaque ainda para as “Croonicas do Torneo de Todollos Campeones”, da autoria de José Rialto e Miguel Salazar, que retratam a primeira participação de um clube português – o Vitória SC – na Indesit Champions League de voleibol, em 2008. Inspiradas nas Crónicas de Fernão Lopes e escritas recorrendo a um português medieval, ocupam uma parede de mais de 11 metros.

A primeira publicação de Guimarães 2013

A par da exposição, Guimarães 2013 lança também o catálogo “O Álb’oon de Miguel Salazar”. Além do mundo desportivo, a obra inclui cartoons e caricaturas de ícones locais e nacionais da Cultura e da História, como D. Afonso Henriques, Alexandre Herculano, Abel Salazar ou Margarida Marante. Hollywood está também representada, através do ator Jack Nicholson.  

O catálogo será colocado à venda na Casa da Memória, no Espaço CED2013 (no centro comercial Espaço Guimarães), na FNAC Guimarães e nos pontos de merchandising da CED. A obra tem um preço de 18,50 euros, subindo para os 22,50 euros para os exemplares de capa dura. Já a exposição tem entrada livre, das 15h00 às 19h00 nos dias úteis e das 10h00 às 19h00 aos fins de semana e feriados."


texto publicado no sítio oficial da Cidade Europeia do Desporto, Guimarães'2013



publicado por Miguel Salazar às 16:11
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

a Sétima Cruzada da Era M...

O rapaz do Bar...

Bongani Zungu...

Em busca da segunda chave...

A primeira das duas chave...

8º aniversário do “ÁLB’oo...

O homem-forte, o menino b...

Dragão d'Ouro...

Janeiro, o mês do nosso m...

O "déjà vu" de Jorge Simã...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós
visitas nas últimas 24h

visitas acumuladas

páginas visualizadas