Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009
De como os Maçedoonios tomarom Guimaraaens...

Dom Rogeerio de Paulla e os seos vallorosos cavalleiros estavom bem avisados da força dos maçedoonios de Saloonica. A batalha ouve logar em Guimaraaens oos douze de fevereiro do nono anno do novo mileenio. No primeiro dia a pelleja foe tam soada que perlomgousse ataa o sol poersse, mas os homeens de Dom Rogeerio nom lograrom veemçer o emmijgo. Oo segumdo dia, a pelleja foe semelhavel de tam perlomgada e tam soada, mas os cavalleiros delRei Dom Affomsso Hemrriques nom logravom veemçer aquelles homeens. Foe com as maleitas de pelleja tam soada e com a vomtade quebramtada que o poboo da çidade foe desbaratado pellos maçedoonios. Marcus, o merçenaario viquingue a solldo do Imperador de Bizaamçio, forou o vemtre de Dom Thiago com huuma lamça, quasi le damdo morte.

 

 

 

As lamças tam comprijdas dos maçedoonios volviom a desbaratar emmijgos, como jaa aviom desbaratado mujtos annos amtes, no tempo das falamges do gramde Imperador Alexamdre.

 

tradução

Dom Rogério de Paula e os seus valorosos cavaleiros sabiam do poderio dos macedónios e estavam prevenidos. No primeiro dia, a luta foi muito renhida, e só mesmo ao pôr-do-sol é que os de Guimarães foram vencidos. A história repetiu-se no segundo dia, e os cavaleiros d’El-Rei Dom Afonso Henriques ficaram desmoralizados por mais uma vez não terem conseguido chegar à vitória, depois de terem estado tão perto. Desmoralizados e cansados, quase foram dizimados no terceiro e último dia desta batalha. Dom Thiago (Rey) foi trespassado pela lança do mercenário viking Marcus (Nilsson) (ver cartoon). As lanças longas dos macedónios, que tinham dizimados exércitos no tempo das falanges de Alexandre o Grande, fizeram as suas vítimas mais uma vez.

 

contexto histórico

Este jogo dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, entre o VitóriaSC e o Iraklis de Salónica, realizou-se no Pavilhão do Vitória Sport Clube, em Guimarães, no dia 12 de Fevereiro de 2009. Estiveram 2000 espectadores presentes, e o resultado final foi de 0-3, com os parciais de 23-25, 23-25 e 19-25.

Nos dois primeiros sets o jogo esteve sempre equilibrado e muito disputado, mas em ambas as ocasiões a maior experiência dos gregos ditou a derrota do Vitória. No último set, a equipa já estava desmoralizada e não conseguiu evitar a derrota pela marca máxima.

O resultado final não reflecte de modo nenhum o equilíbrio do encontro.

Esta partida, colocou frente-a-frente o atacante mais eficaz da Liga dos Campeões (best spiker) e o melhor marcador (best scorer), respectivamente Thiago Rey (eficácia média de 70%) e Marcus Nilsson (128 pontos).

No tempo de Dom Afonso Henriques, Salónica pertencia à Macedónia (de onde era originário Alexandre o Grande), e só muito mais tarde viria a tornar-se parte integrante da Grécia.

 

(voltar às Croonicas do Torneeo de todollos Campeoens)

 



publicado por Miguel Salazar às 01:34
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

Socratis sinistrus...

o "álb'oon" em destaque (...

o "álb'oon" em destaque (...

VAR - Video And Rescue...

Eh pá... Criem-na lá !...

O senhor Júlio vai à Rádi...

O senhor Júlio e o amigo ...

Contas de Merceeiro...

Esse Mito Urbano chamado ...

Esse Mito Urbano chamado ...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós
visitas nas últimas 24h

visitas acumuladas

páginas visualizadas