Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014
ALL MONEY versus ALL HEART...
Esta noite tive um sonho...
Poderia muito bem ter sido mais um pesadelo, mas a verdade é que desde que o Milo deixou de nos enfernizar a vida, nunca mais os voltei a ter; por falar nisso, em que pé estará aquela história da investigação "levada a cabo" pela actual Direcção ?

20141121 o Haka.png

Mas, voltando ao meu sonho, ele passava-se no pavilhão da Luz. O ambiente era infernal, com mais de 50 pessoas nas bancadas (incluindo polícias e seguranças). Os nossos Conquistadores aprestavam-se para enfrentar os Mouros do Bairro de Benfica. Parecia mesmo um daqueles escaldantes jogos de râguebi entre a Austrália e os ALL BLACK da Nova Zelândia.
Deve ter sido essa associação de ideias que fez com que o cenário do meu sonho mudasse por completo.
Subitamente, em campo já não eram mais os Mouros do Bairro de um lado e os nossos Conquistadores do outro. Eram os ALL MONEY e os ALL HEART. Não sei exactamente porquê, mas a verdade é que era assim mesmo... os ALL MONEY contra os nossos ALL HEART.
O tempo estava quente, mas apesar disso, o treinador dos ALL MONEY tremia como varas verdes. Se calhar nem era o frio que o fazia tremer. Afinal, do outro lado estava o maior de todos os seus pesadelos - Fernando Sá. Os jogadores que vestiam de escarlate, com um enorme euro dourado no peito, bem, esses estavam extasiados, quase tresloucados. Com os olhos injectados de sangue e as línguas fora da boca, os ALL MONEY faziam um Haka à maneira dos ALL BLACK. Na realidade não seria bem bem à maneira dos ALL BLACK... Esta espécie de Haka dos ALL MONEY parecia mais uma coreografia inspirada naquela dança esquisita que o seu treinador tinha feito um dia no Dragão-Caixa, há uns anos atrás, na comemoração da conquista de um Campeonato (ver vídeo mais abaixo). Da algaraviada ininteligível que gritavam, a única coisa que era um pouco mais perceptível eram os finais de cada frase. Como era em língua aborígene, não se fazia a mais pequena ideia daquilo que estariam a dizer, mas soava mais ou menos assim:
- A-PA-NI-KO-É-LÉ-PO-TÉ-KA-NA-KO-LI-NU-KU... BRRRRRRRRR... É-LÉ-TA-NA-KA-PO-KI-NO-XÉ-TÉ-NU-KU... BRRRRRRRRRR
Podia não ser um Haka como o dos ALL BLACK, podia nem sequer ser muito aterrador, mas a verdade é que pelo menos estavam todos muito certinhos. Valha-lhes isso...
Do outro lado estavam os ALL HEART, muito mais discretos e confiantes, com o semblante de quem sabia muito bem aquilo que ali estava a fazer.
E era assim: enquanto uns faziam aquela espécie de Haka, os outros anunciavam ao Mundo que iriam lutar "pela Cidade-Berço". E o grito que deram foi tão alto, que tanto os ALL MONEY como a multidão de 50 (polícias e seguranças incluídos) se calaram, fazendo-se um silêncio sepulcral no pavilhão. Mas o pior nem foi isso. O pior foi o facto desse grito ter acabado por me arrancar do meu sonho. Fiquei desolado, sem saber afinal quem conseguiu vencer o jogo. Mas desconfio que entre uns que se chamavam "ALL MONEY" e outros que eram reconhecidos por serem os "ALL HEART", não haveria (como não haverá) grandes dúvidas...
Aqueles que jogam com maior paixão e coração, acabarão por conseguir o triunfo final. E ainda que, se por algum capricho do destino tal não vier a ser possível, hei-de ficar orgulhoso da mesma forma, pois sei bem que, sejam quais forem as circunstâncias, hão-de sempre deixar a pele em campo a tentar vencer o jogo.
E esse, meus senhores, esse é que é o maior orgulho de todos os Vitorianos...
 
José Rialto
 
Aos 45" deste vídeo, poderá ver
a dança que inspirou o Haka dos ALL-MONEY...



publicado por Miguel Salazar às 21:08
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

7 comentários:
De Sl Benfica - basquetebol a 22 de Novembro de 2014 às 14:36
Caro Miguel Salazar, como admirador do seu trabalho fiquei um bocado desiludido com o cartoon, já o texto estava divertido.

vamos agora aos factos os All Money reduziram o orçamento para esta época enquanto que os all Heart aumentaram. Mas mesmo assim o orçamento dos All Money é maior obviamente inno não nego.
Mas se dinheiro fosse tudo então talvez o seu vitória não tivesse perdido já esta época 2 vezes em barcelos, o seu vitória tem maior orçamento que o Barcelos.
e nós não teriamos perdido no Barreiro contra uma equipa com menor orçamento que o vosso e de que o do barcelos. e não teriamos ganha na Finlândia contra o Katuja que tem um orçamento bastante superior ao do Benfica e nem tinhamos ganho o campeonato contra o FCP em 2012, o orçamento deles era substancialmente superior ao nosso.
Na época passada o menor numero de adeptos que tivemos num jogo foram 104 maximo foram 753 sem contar com seguranças e /ou policias, isso prende-se com o facto de que um dos nossos rivais abandonou o basquetebol profissional, Porto e o outro desinvestiu muito Ovarense agora como praticamente não temos rivais históricos é normal que a nossa massa adepta não se desloque ao pavilhão. O seu Vitória está a tornar-se um bom rival mas concordara comigo quando digo que ainda é uma rivalidademuito recente.

para comprovar o que escrevi deixo aqui um pequeno video do jogo 5 da final do playoff em 2010 Benfica Porto, final que o Benfica venceu facilmente por 4/1, com o pavilhão a rebentarpelas costuras:

https://www.youtube.com/watch?v=gM_ARLGPdok


De Miguel Salazar a 22 de Novembro de 2014 às 20:44
Meu caro, a essência comum a cartoons, caricaturas e textos humorísticos, é a distorção das proporções e da própria realidade, ao invés daquilo que acontece com o jornalismo. Por isso não se pode levar ao pé da letra tudo aquilo que se vê e aquilo que se lê. Se o fizer, corre o risco de passar ao lado da mensagem que lhes está subjacente.

Em relação à "forma" como passo a minha mensagem, devo dizer-lhe que defendo apaixonadamente as minhas convicções. Sempre o fiz, apesar de todas as virtudes e todos os defeitos que isso seguramente implica. Sou assim há muitos anos e não será agora que deixarei de o ser. Até porque não quereria...

Sou Vitoriano em primeiro lugar, e são as prestações dos nossos atletas, o seu empenho e também as suas conquistas que me trazem a felicidade que encontro no Desporto. Mas reconheço que tenho também um sentimento de uma particular animosidade contra dois dos clubes nossos adversários - o Benfica e principalmente o Sporting de Braga.
Por isso acabo por desenhar cartoons com alguma agressividade em relação a estes dois clubes, mas sempre dentro dos limites do respeito, procurando nunca ser ofensivo.
Por isso, é natural que muitos dos nossos adversários não apreciem este tipo de trabalhos mais acutilantes.
A verdade é que eles são feitos essencialmente para apreciação dos meus correligionários e dos meus conterrâneos, pessoas com quem, neste campo, obviamente mais me identifico.
De qualquer modo, fico sempre muito satisfeito por saber que os meus cartoons são apreciados pelos nossos adversários, como parece ser o seu caso. Acredite que tenho muito gosto nisso.
Em relação aos comentários, eles sempre serão bem-vindos neste blogue, desde que se rejam pelas mesmas normas de respeito com que balizo o meu trabalho.
Como os seus se têm também regido por estes princípios, terei sempre muito gosto em os ler, os publicar e em lhes responder.

Saudações desportivas, e que amanhã o meu Vitória possa vencer o seu Benfica, em Lisboa, no basquetebol e no voleibol...


De Sl Benfica - basquetebol a 22 de Novembro de 2014 às 21:08
Caro Miguel Salazar,
Como escrevi no anterior comentário, o texto estava divertido, mas o nosso orçamento nem de perto nem de longe é milionário. Quanto ao cartoon sempre pensei que iria usar uma caricaturas do nosso treinador e de algum jogador, agora 5 magriços com bico de águia... não estava a espera.

mas honra lhe seja feita você é muito bom cartonista, decerto muito apreciado aí em Guimarães...

Quanto ao facto dos jogos de amanhã entre o meu Benfica e o seu Vitória no Voleibol serão favas contadas, do pouco que perecebo de voleibol sei pelo menos que o Benfica vencerá por 3\0. no voleibol os nossos adversários dão pelo nome de Fonte Bastardo, e Sp. Espinho com todo o respeito, que tenho, pelas outras equipas.

Já no Basquetebol será mais equilibrado são as duas melhores equipas do país ainda que o líder invicto seja o Barcelos. Uma curiosidade tanto Bemfica como o vitória usam o mesmo esquema ofensivo com duas pequenas nuances o Benfica tem mais poder físico e é mais forte nas penetrações ao cesto enquanto que o Vitória com Momplasir é mais forte nos ressaltos. espero que seja um bom jogo que o pavilhão esteja bem composto e que no fim vença o melhor e que o melhor seja Benfica, coisa que acredito que irá acontecer, caso não aconteça, estarei aqui amanhã a lhe dar os parabéns, Mas esto confiante que amanhã vamos vencer


De Miguel Salazar a 22 de Novembro de 2014 às 21:41
Estamos de acordo... Que seja um bom jogo, justo, sem influências extra-jogo e que vença o melhor...
E que o melhor seja OBVIAMENTE o Vitória Sport Clube...

NOTA: Não são bicos de águia, mas sim as protecções do capacete para o nariz, semelhantes à do nosso bem-amado Dom Afonso Henriques.


De Sl Benfica - basquetebol a 23 de Novembro de 2014 às 20:03
Caro Miguel Salazar,

Tal como eu tinha previsto, vitória do Benfica.
Hoje fomos muito superiores ao seu Vitória, antevia um jogo mais dificil. O jogo ficou decidido praticamente a meio de 3 periodo o que foi bom pois deu para rodar a equipa e descansar peças chave para o jogo que iremos realizar quarta feira no Bélgica onde só a vitória serve para nos qualificarmos para os play off da competição.
Esperava mais do seu vitória, mas não julgo uma equipa por um mau jogo, o Vitória vale mais do que jogou hoje. Hoje o Benfica esteve muito forte defensivamente.

P.S. tal como tinha escrito o jogo de voleibol foi sem história tal é a diferença entre os planteis.


De Miguel Salazar a 23 de Novembro de 2014 às 22:38
Parabéns pelas duas vitórias, em basquetebol e voleibol.
É verdade que a obrigação estava do vosso lado em ambos os casos, mas também é verdade que muitas vezes isso não é suficiente para se conseguir vencer.
O nosso coração não chegou para vos vencer. A maior parte das vezes isso irá acontecer, mas o nosso dia está hoje um jogo mais próximo, porque um dia, o coração há-de voltar a vencer...


De Sl Benfica - basquetebol a 23 de Novembro de 2014 às 23:12
Obrigado pelo desportivismo demonstrado.

Ninguém vence sempre, a diferença entre as boas equipas e as outras equipas é que as boas equipas vencem muitas mais vezes e como o Benfica tem boa equipa é normal que vença mais vezes.

Uma boa forma do seu Vitória evoluir mais era participar numa prova europeia, os jogadores evoluem muito mais a jogar contra equipas mais fortes para além de que seria um prémio aos jogadores vitorianos e para a própria cidade e clube.


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

Bongani Zungu...

Em busca da segunda chave...

A primeira das duas chave...

8º aniversário do “ÁLB’oo...

O homem-forte, o menino b...

Dragão d'Ouro...

Janeiro, o mês do nosso m...

O "déjà vu" de Jorge Simã...

David e Golias...

Show de bola no Sambódrom...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós
visitas nas últimas 24h

visitas acumuladas

páginas visualizadas