Quinta-feira, 2 de Julho de 2015
Guimarães, Capital Verde Europeia 2020...

20150627 Amadeu Portilha JPG.jpg

Depois de ter sido Capital Europeia da Cultura em 2012, e Cidade Europeia do Desporto em 2013, Guimarães quer agora candidatar-se a ser Capital Verde Europeia em 2020. Para entrevistar o Director Executivo deste projecto, a TVI resolveu enviar a Guimarães uma das suas apresentadoras-substitutas, a mesma que uns dias antes resolvera ofender a nossa cidade...

a Substituta – Senhor Amadeu Portilha, não acha que tal como dizia o Eça, Guimarães está longe de ser uma cidade verde?

Amadeu Portilha – Bem, de facto nós temos consciência de que nessa matéria ainda temos uma longa caminhada a percorrer, mas também sabemos que Guimarães tem já uma imensa área verde, com belos jardins, parques da cidade, com...

a S, interrompendo AP – ... os relvados dos campos de futebol, os courts de ténis, que são quase todos de cor verde, e até com as paredes verdes do Pavilhão Multiusos. Eu sei porque conheço bem esta cidade lindíssima. Tenho cá muitos amigos.

AP – Bem, não era exactamente desse “verde” que eu...

a S, interrompendo-o novamente – Pois... isso também não vinha no guião, mas resolvi improvisar. E em relação ao rio Ave? Já o Eça dizia que cidade verde que se prezasse, deveria ter um rio de cor verde, tal como Amarante tem o rio Tâmega.

AP – Pois, a poluição do Ave é uma das nossas maiores preocupações...

a S, sempre interrompendo AP – E quanto aos transportes da cidade? Está certo que os autocarros são verdes, mas a parte de baixo dos táxis ainda é preta. Eu sei porque tenho muitos amigos camionistas e taxistas aqui em Guimarães.

AP, abismado – Não me parece que a cor da parte de baixo dos táxis seja o aspecto mais importante.

a S Pois não. Importante mesmo é saber se os portugueses podem esperar que Guimarães consiga ser uma Capital Verde Europeia em 2020.

AP – Seguramente! Apesar de estarmos ainda no início de uma longa caminhada, não tenho dúvidas que...

Ignorando a resposta de AP, a S empinou o nariz – Quero fazer um esclarecimento. Apesar de a TVI me ter mandado vir pintar o castelo de verde, quero deixar bem claro que fui EU que decidi pintar a muralha em vez do castelo. Sim, porque eu sou uma mulher com muita personalidade. E da personalidade já o Eça dizia uma coisa muito a propósito e de que agora não me lembro. Eu sei porque o Eça de Queirós era meu amigo...

 

José Rialto

 

NOTA

Em virtude dos últimos desenvolvimentos relacionados com este caso, o texto sofreu algumas alterações em relação àquele que foi publicado na revista Mais Guimarães.



publicado por Miguel Salazar às 18:21
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

a Sétima Cruzada da Era M...

O rapaz do Bar...

Bongani Zungu...

Em busca da segunda chave...

A primeira das duas chave...

8º aniversário do “ÁLB’oo...

O homem-forte, o menino b...

Dragão d'Ouro...

Janeiro, o mês do nosso m...

O "déjà vu" de Jorge Simã...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós
visitas nas últimas 24h

visitas acumuladas

páginas visualizadas