Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016
Professor de História precisa-se... em Bracara Augusta...

Jean-Pierre "Astérix" Barrientos

(o cartoon representa Jean-Pierre Barrientos que resolveu alinhar na brincadeira dos bracarenses, fantasiando-se de Astérix para aviar um Gverreiro-Legionário, nos quartos-de-final da Taça de Portugal de 2012/2013, que acabaríamos por vencer)

 

O Sporting Clube de Braga foi fundado na 3ª década do século XX, mas só no século XXI acordou para o futebol.

Nasceram como filial do Sporting. Mudaram de emblema e de cores nos anos 40, assumindo a paixão que o seu então Presidente nutria pelo Arsenal de Londres. Desde essa altura, nunca mais deixaram de ser apaixonados pelo Benfica, embora mais recentemente tenham esboçado um fugaz derriço pelo FCPorto.

Depois de uma longa história de consecutivas e variadas paixões pelo sucesso alheio, resolveram mais recentemente criar a sua própria tradição e cultura. Foi assim que foram descobrir a sua origem romana a Bracara Augusta. Assumiram então essa origem e arranjaram até uma claque com um nome nela inspirado, embora sem conseguir resistir a baptizá-la com um nome anglo-saxónico, muito de acordo com a tal origem romana. Chamaram-lhe "Bracara Legion" e é composta não por Legionários como seria suposto, mas sim por "Gverreiros". Na semana passada organizaram a sua primeira Gala, para o que criaram, como troféus, uns capacetes dourados muito bonitos,... mas gregos. Quanto aos tais "Gverreiros do Minho", que deveriam ser Legionários mas que afinal são guerreiros, esses comportam-se demasiadas vezes como verdadeiros Vândalos.

Misturar Romanos com Gregos, Anglo-Saxónicos e até com Vândalos, só encontra mesmo par na profusão de nacionalidades que grassa no actual plantel do clube, pejado de Brasileiros, Russos, Franceses, Noruegueses, Angolanos, Belgas, Espanhóis, Montenegrinos, Nigerinos, Nigerianos, Guineenses, Sérvios, Egípcios, Senegaleses, Colombianos e Ganeses... (ufa !!!)...

Mas que enorme confusão histórica se está a fazer por estes dias em Bracara Augusta.

Dão-se alvíssaras a quem lhes arranjar um Professor de História. Se bem que duas dúzias de intérpretes também não haveriam de ser enjeitados...

 

José Rialto



publicado por Miguel Salazar às 18:02
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

15 comentários:
De Cirilo a 18 de Fevereiro de 2016 às 21:12
Azia mode: ON
O mito, está a acabar... os únicos, estão a ser desmascarados.........


De José Rialto a 19 de Fevereiro de 2016 às 19:58
Essa "azia" a que se refere, já existe há muitos anos neste blogue. Mas esteja à vontade para disfrutar dela...


De José Rialto a 24 de Fevereiro de 2016 às 12:19
*** ...desfrutar...


De Breogham a 19 de Fevereiro de 2016 às 17:56
Confundir românico com romano é milenarmente anacrónico e consequentemente, quem precisa de um professor de história, é nitidamente o autor desta epístola.


De José Rialto a 19 de Fevereiro de 2016 às 19:55
A ideia era estar ao nível de todos os outros anacronismos milenares, mas já que não é apreciada...
Felizmente há sempre um Professor de História "on-line"...


De Cirilo a 19 de Fevereiro de 2016 às 21:32
Amigo vizinho, não fique assim, isso é mau perder e não dar crédito a quem o tem. Eu tenho uma teoria... nós, braguistas e vitorianos, é que estamos mal, em vez de andarmos com estas guerras absurdas, devíamos era nos concentrar nos nossos verdadeiros inimigos... juntos, seriamos muito mais fortes, mas como se diz por aí pela aldeia, " com o Braga, jamais..."
É uma pena, sinceramente...


De José Rialto a 20 de Fevereiro de 2016 às 13:31
Eu não tenho mau perder, "Cirilo".
Primeiro porque não perdemos nada, pelo menos para já.
E depois porque me limito a materializar a minha rivalidade do modo em que acredito que ela deve ser feita - incisivamente, mas sem nunca ultrapassar os limites da educação e do respeito.
Quanto à necessidade de que fala, de nos unirmos contra um mal-comum, estamos completamente de acordo.
Sou favorável a essa frente unida, mas não enquanto que o Sporting de Braga tiver como Presidente uma pessoa como António Salvador...
Iisso nunca!..


De Vitoriano Único a 20 de Fevereiro de 2016 às 12:01
Eu só não percebo porque razão o nosso Vitória não consegue vencer no estádio desse clube com tantos defeitos, com tão poucos adeptos a ver os jogos, etc.
E não adianta sequer falar naquele jogo do Artur Soares Dias, porque em 13 anos o melhor que fizemos foi empatar 0-0 por duas vezes.


De Miguel Salazar a 20 de Fevereiro de 2016 às 13:23
Isso é que eu gosto de ver adeptos adversários mal-disfarçados de Vitorianos.
"Vitoriano Único" ?.... eheheheheheh


De Cirilo a 20 de Fevereiro de 2016 às 16:52
Bem, essa sua rivalidade parece me ser com o António Salvador e não com o clube em si... mas tudo bem, tudo serve para justificar o injustificável... quer seja pelo termo " únicos " que não existe, quer seja pelos números de adeptos que, ALEGADAMENTE " o Badajoz mete no seu estádio. Amigo vizinho, não sejamos " Cirilos ", o Sporting Clube de Braga, está neste momento a uns míseros anos luz, do VSC, e isso tira vos o sono...
Admira me no entanto, a facilidade com que nos chama vândalos, quando ainda recentemente, um adepto de um clube de Lisboa foi esfaqueado na sequência de um jogo com essa mesma equipa.
Mais... nunca na história do SCB, foi preciso pagar a alguém, para ganhar jogos... a malta rioavista sabe do que falo...
É triste não ter espelho em casa, e justificar o fracasso próprio com o sucesso dos outros...
Por fim, que seja um jogo justo, e que ganhe o melhor, e que esse melhor, seja o Sporting Clube de Braga...
Aconselho, não rennie, mas sim fisioterapia, porque deve cansar estar sempre a olhar para cima... e nem é apenas no futebol, é em tudo.


De José Rialto a 21 de Fevereiro de 2016 às 01:41
Vou responder-lhe pela última vez.
Eu não sinto rivalidade nenhuma em relação à pessoa do seu Presidente.
A rivalidade que eu cultivo (por assim dizer), talvez seja um conceito um pouco difícil para si, mas ainda assim eu vou fazer um derradeiro esforço para lhe explicar...
A rivalidade é um conceito que implica que haja alguma paridade nos indivíduos ou instituições em questão.
Por isso, o Vitória Sport Clube e o Sporting Clube de Braga são, à luz daquilo que eu entendo por "rivalidade", eternos rivais.
Já com o seu Presidente eu não sinto qualquer afinidade ou paridade.
Como poderia eu senti-lo ou considerá-lo como meu rival?
A ele, ou a si...
Quanto ao seu outro conceito dos "Cirilos", não deixa de ser interessante que escolha para seu próprio pseudónimo um nome que parece desprezar.
Tenho um amigo Psicanalista que iria gostar muito de o conhecer...

(como deve ter entendido, não lhe valerá a pena responder mais nenhuma vez, pelo menos com esse pseudónimo...)


De Cirilo a 21 de Fevereiro de 2016 às 19:54
Já sei que não irá responder, por ventura nem publicar, mas, e pergunte ao seu amigo psicanalista, o que acontece quando não há argumentos.
Quanto ao Cirilo ( mais um único que é sócio das galinhas ), ele de cada vez que abre a boca, justifica por si só o desprezo que as gentes de Braga e Guimarães sentem por ele.
Meu caro, despreze à vontade as escolhas de marketing do SCB, já que nada mais há a dizer... conversa para inglês ver... tal como o outro...


De José Rialto a 24 de Fevereiro de 2016 às 12:15
E porque razão não haveria de ser publicado o seu comentário?
Neste blogue apenas não se publicam comentários que não sejam feitos com a necessária elevação.
Concordar ou discordar, por si só, nunca foi (nem nunca será) critério para a sua publicação.
Se calhar está a projectar-se, meu caro...
Ora aí está mais um assunto muito do agrado do meu amigo Psicanalista.
Em relação ao Cirilo de que fala, não sei a quem se refere, mas se calhar, se tem sentimentos assim tão fortes por ele (até usa o próprio nome... mais um assunto muito do agrado meu amigo Psicanalista), porque não se lhe dirige directamente?
Com uma animosidade assim tão grande, seguramente que já há-de ter descoberto várias formas de o contactar.
Mas vou dizer-lhe uma coisa que parece que ainda não conseguiu perceber.
Eu não desprezo o marketing do Sporting de Braga. Limito-me a brincar com ele, como faço em relação a muitas coisas, inclusivamente do meu próprio clube.
Quando se faz humor, seja ele desenhado, escrito ou falado, as coisas não devem ser levadas ao pé-da-letra. São exageros, percebe? Desproporções...
Se não tem capacidade para compreender e aceitar isto, talvez seja melhor frequentar outro tipo de blogues.
E desses, mais sérios e carrancudos, não faltam por essa blogosfera fora...


De Cirilo a 24 de Fevereiro de 2016 às 21:31
Querido vizinho, como é bom saber que o meu clube o chateia. É bon sinal, é sinal que estamos no caminho certo, e que por muito que vos custe, estamos por cima... mas bem lá em cima... quanto ao seu amigo, da psicanálise, aconselho-o a consultar, e a ajudá-lo a resolver esse seu problema de sentimento de inferioridade perante os outros, ainda que mascarada de prepotência.
Peço imensa desculpa de não "ter o que é preciso" para o seu blog snob, e preconceituoso. Desejo lhe as melhoras, aí no alto so seu pedestal.
Desfrute o empate, meu caro, que eu estou a desfrutar os oitavos de final da liga a Europa.


De José Rialto a 26 de Fevereiro de 2016 às 19:31
Você ainda não percebeu, pois não?
Vou descer então do meu pedestal, para ver se lhe consigo explicar...
O seu clube não me chateia nada.
E não me chateia, porque não tem essa importância toda.
Ele dá-me é alegrias quando a vida lhe corre mal, o que é bem diferente.
Agora, eu acredito é que a subtileza dessa diferença lhe possa passar um pouco ao lado.
Mas receio bem que essa não seja a sua única coisa que lhe passa claramente ao lado.
É que, para além da dificuldade que tem em entender quase tudo aquilo que eu escrevo, parece-me que dominar conceitos como "prepotência", "sentimento de inferioridade", "snobismo" e até "preconceito", também não seja o seu forte.
A questão que importa colocar neste momento é: qual será afinal o seu forte?
E quando falo de "forte", estou a referir-me a uma qualidade, claro...


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

Pois é, Pedro...

Socratis sinistrus...

o "álb'oon" em destaque (...

o "álb'oon" em destaque (...

VAR - Video And Rescue...

Eh pá... Criem-na lá !...

O senhor Júlio vai à Rádi...

O senhor Júlio e o amigo ...

Contas de Merceeiro...

Esse Mito Urbano chamado ...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós
visitas nas últimas 24h

visitas acumuladas

páginas visualizadas