Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Ricardo Quaresma, o VISION lusitano...

Vision é um Super-Herói da Marvel Comics, criado por Roy Thomas e desenhado por John Buscema, e que surgiu pela primeira vez em 1968.

Vision era um andróide que foi criado por Ultron (um robot), para enfrentar os Avengers (entre os quais se encontrava o seu próprio criador). Quando tomou conhecimento da sua origem e do motivo pelo qual havia sido criado, Vision mudou de lado, convertendo-se à causa dos Avengers. Mais tarde, por ter sido considerado uma ameaça, acabou por ser desmantelado. A Feiticeira Escarlate recuperou-o depois, fazendo-o voltar assim aos seus tempos gloriosos. Durante a Guerra do Caos, Vision foi novamente destruído, desta feita pela She-Hulk. A sua terceira vida foi-lhe então concedida por Tony Stark (Iron Man).

São muitas as semelhanças entre as histórias de Ricardo Quaresma e Vision. Quaresma é um predestinado para o futebol, partilhando com este Super-Herói a mesma super-velocidade, que quase parece fazê-lo voar. Dono de um enorme talento, tem no entanto um carácter irascível e indomável, que sempre o impediu de ser um dos melhores jogadores de futebol do Mundo. Apesar de ser um individualista, ainda assim, Quaresma conseguiu brilhar como um Lanterna Verde. Foi destacado para defender o sector "Blaugrana" de Barcelona, onde o seu sucesso só não foi maior, devido ao seu sangue quente cigano. Tendo servido de moeda de troca para a contratação de Deco pelos Blaugrana, Quaresma chegou então aos Dragões Azuis , saindo da Green Lantern Corps (ver aqui o que era esta Força). Nos sua segunda época nos Dragões, conhece Co Adriaanse. Domar o temperamento de Quaresma foi talvez o maior mérito do treinador holandês, na sua passagem pelos dragões. Por isso mesmo se poderá considerar Adriaanse como o verdadeiro criador do "melhor" Ricardo Quaresma. Adriaanse foi assim uma espécie de Ultron para ele. Controlado o seu temperamento, Quaresma jogava finalmente para a equipa, fazendo então três fabulosas épocas ao serviço dos Dragões Azuis, o que o levou a conseguir uma fantástica transferência para os Nerazzurri de Milão. Apesar da sua entrada triunfal no clube italiano, Quaresma rapidamente entrou em declínio, desaparecendo da ribalta, tal como tinha acontecido com Vision na sua primeira morte. Este período de total eclipse prolongou-se por dois anos, até que os turcos resolveram apostar nele, tal como havia feito a Feiticeira Escarlate na história original. Quaresma regressou então aos seus tempos áureos durante algum tempo, mas acabou por voltar a ser vítima do seu mau feitio. Altercações com o treinador Carlos Carvalhal levaram-no a ser afastado dos trabalhos da equipa, entrando em novo eclipse. Este período negro prolongou-se até ao final de 2013, quando já se encontrava nos Emirados Árabes Unidos. E a história de Vision volta a repetir-se com Quaresma, quando os Dragões Azuis desempenham o papel de Tony Stark, recuperando novamente o cigano para uma terceira e, espera-se, definitiva vida.

Mas as semelhanças entre Quaresma e Vision não se limitam às suas histórias de vida. É bem possível que a Jóia Solar que Vision tem na sua testa, seja o famoso brinco de diamantes (Q7) de Quaresma. Vision utiliza este cristal para captar energia solar e para depois a usar contra os seus inimigos, através de raios emanados pela própria jóia ou através dos seus olhos. É bem provável que o temperamento irascível de Ricardo Quaresma também provoque olhares igualmente faiscantes e letais. A capacidade que Vision tem de manipular a sua própria densidade, fazendo-a variar a seu gosto, é um super-poder que também é partilhado com Ricardo Quaresma. Aumentando a sua densidade até à indestrutibilidade, Quaresma consegue ser absolutamente demolidor, e diminuindo-a até à intangibilidade, consegue passar completamente ao lado de qualquer jogo, sem que sequer se dê por ele. É assim o temperamento do cigano, variando entre o fantástico e o eclipse total. Um temperamento que o tem impedido de se tornar num dos melhores do Mundo.

Finalmente, a cor verde do seu fato é uma clara alusão ao clube que o formou (o dos Lagartos Verdes).

E pronto, é esta a história do mais recente Super-Herói plagiado pelo Miguel Salazar e por mim próprio.

A história de Ricardo Quaresma, o VISION lusitano...

José Rialto

 

FONTE DE PESQUISA:

Vision (Marvel Comics), from Wikipedia

 

(para ver os Super-Heróis e Super-Vilões, lusitanos, luso-brasileiros e estrangeiros, carregar aqui)



publicado por Miguel Salazar às 12:39
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

a Sétima Cruzada da Era M...

O rapaz do Bar...

Bongani Zungu...

Em busca da segunda chave...

A primeira das duas chave...

8º aniversário do “ÁLB’oo...

O homem-forte, o menino b...

Dragão d'Ouro...

Janeiro, o mês do nosso m...

O "déjà vu" de Jorge Simã...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós
visitas nas últimas 24h

visitas acumuladas

páginas visualizadas