Em Guimarães, está a crescer uma tradição digna da real dimensão social do nosso clube, mas que ainda não é proporcional aos seus resultados desportivos. Começa a ser tradição que os nossos adversários venham ao Dom Afonso Henriques com a única intenção de não perder, e que depois, se as coisas lhes forem correndo de feição, tentem literalmente a sua sorte através de golpes de mão esporádicos. Foi assim neste jogo com o Leixões, como já o tinha sido com o Paços de Ferreira, e antes com o Vitória de Setúbal e o Sporting e até mesmo com o tão propalado fenomenal e invencível Benfica. Todos eles, Benfica incluído, com mais medo de perder do que propriamente com vontade assumida de ganhar.
E é este o novo desafio do Vitória: conseguir ultrapassar estas muralhas defensivas, autocarros e camiões TIR que, em Guimarães, as equipas vão construindo ou estacionando à frente das suas balizas.
Na Idade Antiga, no tempo dos Assírios, o problema resolveu-se com a invenção do aríete. Esta máquina de guerra tremendamente eficaz, era usada para derrubar obstáculos de outro modo intransponíveis, fossem eles portões blindados ou muralhas maciças e inultrapassáveis.
Num Vitória, esta época sem pontas-de-lança dignos desse nome, com médios com fama de franco-atiradores mas que não conseguem acertar com um único remate na baliza, e com um dos ataques menos produtivos da Liga, as dificuldades de concretização vão-se eternizando, com avalanches recorrentes de oportunidades desperdiçadas e de pontos perdidos.
Não sei se foi isso que o Vitória procurou, mas foi seguramente isso que encontrou em Valdomiro – um autêntico aríete. Valdomiro tem sido a máquina de guerra que tem conseguido fazer aquilo que deveria ser feito pelos nossos supostos pontas-de-lança e médios franco-atiradores.
Com Valdomiro, reinventou-se o aríete...
José Rialto
(cartoon publicado no sítio da Associação Vitória Sempre)
ligações familiares
sou surda, e depois ? (sofia salazar)
ligações vitorianas
ligações atletas vitorianos
ligações ex-atletas vitorianos
ligações atletas vimaranenses
ligações vimaranenses desportivas
outras ligações vimaranenses
ligações adversárias
(belenenses) belenenses ilustrado
ligações desportivas
ligações ilustres vimaranenses
ligações humorísticas
henrique monteiro (henricartoon)
museu virtual do cartoon (portocartoon)
osvaldo de sousa (humorgrafenews)
zé oliveira (buraco da fechadura)
ligações ilustração e bd
ligações poéticas
outras ligações