Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010
A poeirada...

António Duarte tentava, pela enésima vez, convencer Luís Cirilo da incomparável grandeza do seu clube.

Para isso, e desta feita, tinha-o convidado para uma visita ao Municipal da Pedreira.

Durante a travessia do deserto de Marrocos (que envolve todo o estádio), António fez mais uma das suas longuíssimas e tão cansativas dissertações, desta vez sobre os motivos pelos quais estava “altamente” convencido de que o seu Braga era já um líder nacional em vários aspectos, nomeadamente em segurança e em propaganda.

Na altura em que entravam nas bancadas do estádio, dizia o inefável António...

 

António Duarte - É como te digo, Luís, o Sporting Clube de Braga tem uma gestão de to-po, do século XXI, como não há igual em Portugal.

Luís Cirilo - Ai sim?... (disse, condescendente)

AD - Nós temos de ser sérios e afrontar os problemas do futebol português, que está in-qui-na-do e altamente contaminado. A segurança é um deles, e o Sporting Clube de Braga desenvolveu um sistema al-ta-men-te ino-vador, sem par em Portugal, e julgo que também no resto do Mundo. O Sporting Clube de Braga tem uma assistência aos jogos que são já a inveja do próprio Vitória, com uma média de do-ze mil por jo-go

LC - Mas ,ó António,o Vitória tem assistências médias acima dos 15 mil…

AD - Pois… somos poucos, mas bons. Mas olha que é muito importante sermos menos de quinze mil porque só assim vamos conseguir metê-los a to-dos, nesta bancada…

LC - É como eu digo:fizeram uma bancada a mais!

AD - Mas aí é que está o nosso projecto al-ta-men-te re-vo-lu-cio-nário!

LC - (surpreendido)

AD - Vamos lá a ver. Portanto, ao libertarmos aquela bancada inteira para os adeptos adversários, separámo-los completamente dos nossos. Ficam afastados, uns dos outros, quase 100 metros. Isto, em termos de segurança, é bri-lhan-te.

LC - (cada vez mais surpreendido)

AD - E depois, a partir daí, é que entra a nossa propaganda, em que também vamos passar a ser lí-deres. Vamos poder mostrar que sempre que aquela bancada não encher, isso se deve apenas ao facto de o visitante não ter, nem de perto nem de longe, o apoio que tem o Sporting Clube de Braga. A comparação será evidente e es-ma-ga-dora. É só olhar para uma e para outra.

LC - Ó António,mas isso não é comparável. Do meu ponto de vista, é evidente que não é correcto comparar o acompanhamento dos adeptos a uma equipa em casa, ou fora…

AD - Claro que não, por isso é que é pro-pa-gan-da. Senão era “marketing”. De qualquer maneira, também vamos usar esse argumento, mas só quando jogarmos fora… E mais, para disfarçar as clareiras que mesmo assim vão ficar nesta bancada,…

LC - Pois é,porque a verdade é que vocês nem uma conseguem encher…

AD - … vamos plantar para aqui umas árvores…

LC - Cactos ,com certeza…

AD - Cactos???

LC - É evidente! Numa bancada deserta,o que é que querias plantar? Eucaliptos ,não?...

AD - Pois… E assim, esta bancada vai ficar com-ple-ta-men-te cheia. Pelo menos vai parecer! Vamos chamar a esta bancada o Oásis da Pedreira. É assim, Luís! O Sporting Clube de Braga, com estes “acrescentes” em segurança e propaganda, catapulta-se para a vanguarda do futebol português. Depois, é só encomendar mais umas notícias para publicar na capa d'O Jogo e eu mostrar no A Bola é Redonda...

 

E, passando de imediato ao contra-ataque…

 

AD - E o Vitória, o que é que faz? Vá lá, diz!

LC - Nesta matéria,importa dizê-lo,nós preferimos “plantar” sócios. Enchemos as bancadas através da venda de lugares anuais ,percebes? Assim ,o estádio fica realmente mais cheio ,e sempre se ganha mais uns dinheiritos. Não vamos é conseguir ganhar prémios da Quercus… Mas esses ficam para vocês ,para juntarem aos de arquitectura. Pena é que não tenham tantos prémios assim naquilo que mais importa…

AD - Somos os maiores, Luís!

LC - Sejamos claros,António. Com essa estratégia vocês estão mesmo é a atirar poeira para os olhos dos sócios.

AD - Não é poeira, Luís. É pro-pa-gan-da!... (disse, em tom imperial)

 

Abandonavam agora o estádio, e António dizia com um gesto largo, como se estivesse a ler numa placa…

 

AD - Já estou a imaginar - António Duarte, Vice-Presidente do Sporting Clube de Bragap'rá Propaganda.

 

Ao atravessar de novo o deserto de Marrocos, de regresso a Guimarães (e portanto à Civilização), António vinha cheio de si, tão convencido estava de que era realmente o “maior”.

António corria (única maneira que tinha para conseguir acompanhar a passada bem mais larga do seu amigo), mas não pôde deixar de olhar para trás para contemplar, por uma última vez, aquele que acreditava mesmo ser o mais belo estádio do mundo – o da Câmara Municipal de Braga.

Foi então que António viu a enorme nuvem de poeira que entretanto se levantava à passagem de Luís Cirilo. Nessa altura, António perguntou (tão orgulhosa como ingenuamente), tal como um dia, na fábula, a formiga também tinha perguntado ao elefante:

 

AD - Ó Luís, tu já viste bem a po-ei-ra-da que nós vamos a fazer?...

 

José Rialto

 

(cartoon publicado no Depois Falamos, no Dom Afonso Henriques e no programa televisivo "A Bola é Redonda", do Porto Canal)




publicado por Miguel Salazar às 18:41
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

4 comentários:
De vimaranes a 5 de Novembro de 2010 às 19:01
Excelente. Cartoon e texto, como sempre. Parabéns. Pelo menos naquele espaço, o do Braga, as goleadas ao Braga têm sido constantes, apesar do crescente nervosismo do representante da pedreira nos últimos tempos. Estamos bem representados, sem dúvida.


De Miguel Salazar a 5 de Novembro de 2010 às 19:04
Estamos completamente de acordo, Carlos.
O Luís Cirilo tem sido avassalador, particularmente neste último programa.
Se dúvidas houvesse, bastaria ter visto a reacção quase histérica de António Duarte, quando foi confrontado com a realidade. Foi de facto um momento imperdível...


De ... a 5 de Novembro de 2010 às 22:15
Ó ms, toda a gente sabe que o sporcubraga é o maior clube do concelho de braga!
tem cerca de 10 mil adeptos , mais 13 mil inscritos que estão a ser notificados, para lerem quamdo souberem ler.


De Miguel Salazar a 5 de Novembro de 2010 às 22:33
Eu julgo que a tese defendida pelo Luís Cirilo, no último programa "A Bola é Redonda", é a mais correcta: se se considerarem todos os bracarenses que ainda hoje vão pagando a Pedreira, como sendo adeptos do Braga, então sim eles serão mesmo o maior clube português, bem acima dos 150 mil...


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós