Domingo, 23 de Outubro de 2011
Doutor "Distinta Latis Causa"...

O dia poderia ser de glória para o Doutorando Luciano Veiga Baltar.

A sua tese de Doutoramento era sobre a "Transparência do Relatório e Contas da Época de 2010/2011, do Vitória Sport Clube", e Luciano ia agora fazer a sua defesa pública. Era uma tese arrojada e, diziam os especialistas, quase impossível de defender.

Mas nada parecia ser capaz de assustar Luciano. Afinal, estava a uma escassa hora de se tornar no Prof Doutor Luciano Baltar.

Começou assim a defesa pública da sua tese...

 

"Meus senhores, boa noite.

O relatório e contas desta última época de 2010/2011 não poderia ser mais transparente, e é isso mesmo que eu vou procurar defender nesta próxima hora, em que vo-lo explicarei detalhadamente.

Lamentavelmente, o encaixe financeiro referente à transferência de Bebé para o Manchester United, que não estava previsto no orçamento anteriormente apresentado, não foi suficiente para que o balanço do exercício fosse positivo.

Aquilo que condicionou o desequilíbrio das contas, está relacionado com as despesas não previstas nesse orçamento, e que de seguida passo a explicar.

A Direcção do Vitória decidiu, em Agosto de 2010, e por proposta do seu Vice-Presidente - o senhor Paulo Pereira -, dar início a um investimento muito sério no EuroMilhões, pelo que desde Setembro desse ano, e até ao final do exercício em 31 de Junho de 2011, investiu 1.512 euros por sorteio. Este valor permitiu a escolha sistemática de 10 números e 3 estrelas o que, segundo o senhor Paulo Pereira (reconhecida autoridade no assunto), serão a chave para o sucesso. Foram feitas apostas nos 51 sorteios do referido período, num total de 77.112 euros.

Em despesas de deslocações, relativas à tentativa de contratação do camaronês N’Djeng e do brasileiro Carlão, entretanto perdidos respectivamente para a concorrência tunisina e marroquina, foram gastos 29.987 euros.

Em custas judiciais relacionadas com o Processo-Crime movido contra o sócio Miguel Salazar, gastaram-se 5.374,42 euros.

Foram gastos ainda um total de 1.846.063,80 euros, em despesas diversas não orçamentadas, habitualmente designadas por minudências.

Estas despesas, que conforme disse anteriormente não estavam previstas no Orçamento apresentado para a época de 2010/2011, têm o valor global de 1.958.537,22 euros.

Em relação a proveitos, temos o valor relativo à venda de passes de jogadores, em que o Vitória realizou um total de 7,23 milhões de euros.

Se a este valor retirarmos o 1 milhão de euros previstos para a aquisição de reforços, então teremos um total de 6,23 milhões em proveitos não previstos inicialmente.

Fruto do brilhante investimento sugerido pelo senhor Paulo Pereira, o Vitória conseguiu ainda realizar 3,99 euros, referentes ao 13º prémio obtido num dos sorteios da última semana de Maio do EuroMilhões.

A soma do valor referente a transferências de jogadores, com o do prémio arrecadado no EuroMilhões, perfaz um total de 10,22 de proveitos não previstos

Deduzindo este fantástico valor de 10,22 aos 1.958.537,22 de despesas não previstas, teremos então um resultado líquido negativo de 1.958.527 euros, de acordo com o relatório que os senhores já têm à vossa disposição desde a passada 5ª feira.

Não fossem todas estas ocorrências inesperadas, e o assalto de que o senhor Presidente entretanto foi vítima na passada semana, que resultou na perda de mais 178.620 euros, e poderíamos estar hoje a congratular-nos com um resultado líquido que seria RI-GO-RO-SA-MENTE igual àquele que foi apresentado inicialmente, e que previa um resultado positivo dos mesmos 178.620 euros.

Meus senhores, com esta pormenorizada exposição, espero ter dado uma demonstração cabal da transparência destas contas.

Muito obrigado pela vossa atenção, e não esqueçam...

Transparência e rigor, é o meu lema... e o desta Direcção."

 

O Júri estava avassalado pela defesa pública da tese de Luciano, mas também rendido à sua eloquência. O despudor com que o tinha feito, porém, não lhes permitia ignorar os factos. O Digníssimo Júri estava agora metido numa verdadeira camisa de sete varas, dividido entre a eloquência de Luciano e o seu enorme despudor.

Não fosse a monumental vaia com que os vitorianos brindaram Luciano, e os apupos que ainda lhe dispensaram, e o Digníssimo Júri não teria sabido como deslindar o imbróglio em que se encontrava.

A solução era óbvia. Se não lhe podiam conceder o título de Doutor, e muito menos com distinção e louvor, podiam pelo menos conceder-lhe o de Doutor "Distinta Latis Causa"... com vaia e apupação.

Poderia não ser o ideal, mas era o que se podia arranjar...

 

José Rialto

 



publicado por Miguel Salazar às 00:00
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós