Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008
Dos Flameemgos aas Portas de Guimaraaens...

 

Oos omze dias do mes de dezembro, o poboo de Guimaraaens gritaava desvairado: Aqui delRei! Os flameemgos estom aas portas da çidade! Dom Rogeerio de Paulla ajumtou os seos vallorosos cavalleiros de guisa a comçeguir defemder a çidade de Guimaraaens. Aviom de pelleiar com as troopas de Noolico Maaseique ajuramemtadas a Fillipe da Alsaaçia o comde de Flaamdres. Na deamteira dos flameemgos vinha Nunno Pinheiro que foe moço delRei Dom Affomsso Hemrriques ataa o dia em que fogio do castello ahimda bem mamçebo em fresca hidade, para se ajumtar oo comde de Flaamdres a solldo de mujtas moedas douro e de mujtos florijns de prata. Os flameemgos nom lograrom ademtrarsse aas murallas da çidade duramte todollo primeiro dia, mas quasi comçeguirom quamdo o sol se poos oo fim do segumdo. Mas o capitam moor Dom Allam cahiules em cima, esmagaamdollos por compleeto. O poboo estava em fuuria e ajumtamdosse oos cavalleiros de Dom Rogeerio de Paulla, repelirom todallas forças dos flameemgos, esmagaamdo huums e pomdollos altros a fogir. Damtrelles o que maes corria hera Nunno Pinheiro, a fogir de Dom Eorico.

                                                                      

Os flameemgos sabiom que as troopas delRei de Portugal aviom sido quasi dizimaadas per huum baamdo de tigres, avia ahimda tam pouco tempo e pemsarom que a comquista do castello avia de seer maes faacil. Aviom de estar maes bem avisados em tal feito. Mas no futuuro mujtos maes hom de pensar da mesma guisa, e em Guimaraaens hom de perder a vida.

 

tradução

Aos onze dias do mês de Dezembro, o povo de Guimarães gritava em desespero: “Aqui d’El-Rei! Os flamengos estão às portas da cidade!” Dom Rogério de Paula reuniu os seus valorosos cavaleiros de modo a conseguir defender a cidade de Guimarães. Tinham de lutar com as tropas de Noliko Maaseik, fieis a Phillippe da Alsácia, o Conde de Flandres. À frente dos flamengos vinha Nuno Pinheiro, que tinha sido um súbdito d’El-Rei Dom Afonso Henriques até ao dia em que, ainda muito novo, fugiu para se juntar ao Conde de Flandres, a troco de muitas moedas de ouro e de muitos florins de prata. Os flamengos não conseguiram entrar nas muralhas da cidade durante todo o primeiro dia, mas quase o conseguiram no final do segundo, não fosse o Capitão-Mor Dom Allan (Cocato) cair-lhes em cima, esmagando-os por completo (ver cartoon). O povo furioso juntou-se aos cavaleiros de Dom Rogério de Paula, e assim repeliram os flamengos, esmagando uns e pondo os outros em fuga. De entre eles, o que mais corria era Nuno Pinheiro, a fugir de Dom Eurico (Peixoto) (ver cartoon). Os flamengos sabiam que, poucos dias antes, as tropas d’El-Rei de Portugal tinham sido quase dizimadas por um bando de tigres, e pensaram que a conquista do castelo seria bem mais fácil. Deveriam ter sido mais cautelosos. Mas, no futuro, muitos mais hão-de pensar da mesma forma, e em Guimarães hão-de perder a vida.

 

contexto histórico

Este jogo VitóriaSC-Noliko Maaseik, realizou-se no Pavilhão do Vitória Sport Clube, no dia 11 de Dezembro de 2008. Estiveram presentes 1600 espectadores, e o resultado foi de 3-0, com os parciais de 25-23, 28-26, 25-19.

Na equipa do Vitória, destacaram-se Eurico Peixoto, muito seguro na recepção (94% de eficácia e 65% de excelência, num total de 17 recepções), e Allan Cocato, que foi fundamental na vitória do segundo set quando, com três blocos eficazes na mesma jogada, marcou a viragem desse set a nosso favor.

Do lado do Noliko Maaseik, destaque para o distribuidor português Nuno Pinheiro (antigo jogador do Vitória, tendo-se transferido para a equipa belga ainda muito novo).

 

(voltar às Croonicas do Torneeo de todollos Campeoens)

(cartoon publicado no blogue de Allan Cocato)

 



publicado por Miguel Salazar às 01:59
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós