Domingo, 8 de Janeiro de 1978
Pedido de desculpa…

(este artigo foi publicado no dia 23 Fevereiro 2012)

(advertência ao leitor: este texto, infelizmente,  não tem carácter humorístico)

 

Quero apresentar as minhas mais sinceras e humildes desculpas a todos aqueles a quem eu, durante estes últimos meses, sempre garanti que Luís Cirilo não nos falharia, assegurando que, apesar de tudo aquilo que se dizia e especulava, na hora da verdade, ele não deixaria de se apresentar como candidato à Presidência do Vitória.

Afirmei-o porque era a minha mais firme e sincera convicção.

Induzi-vos em erro, mas era realmente a minha convicção.

Foi por isso que assinei duas petições para convocar uma AG extraordinária, com vista à demissão da Direcção do Vitória, seguro que estava de que o clube nunca cairia num vazio directivo (e LC não o permitiria certamente, se esse risco existisse).

Não ponho em causa a decisão de LC, ou as razões que o levaram a tomá-la.

LC é um vitoriano de corpo inteiro e se tomou a atitude que tomou, foi porque, na sua opinião, melhor alternativa não existia.

Apesar de tudo, continuo a acreditar no seu valor, na sua honestidade, e em todas as qualidades que fariam dele (na minha opinião) o melhor Presidente de sempre deste clube. E continuo também a acreditar que, como Vice-Presidente para a Área Desportiva, LC poderá (e conseguirá) cumprir muito daquilo que eu esperava da sua candidatura.

Não seria justo, nem honesto da minha parte, responsabilizar LC pelas minhas convicções. Essas eram minhas, e nunca ele me pediu que as expressasse publicamente.

Não é isso que está em causa, mas a verdade é que o tempo veio demonstrar que afinal... eu estava enganado.

Luís Cirilo retirou a sua candidatura e eu apresento, a todos aqueles que induzi em erro, as minhas mais sinceras desculpas...

 

Miguel Salazar

 



publicado por Miguel Salazar às 00:14
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

16 comentários:
De Afonso a 24 de Fevereiro de 2012 às 12:57
Carrisimo Dr.
Naõ tem nada que pedir desculpa pelas "mentiras e enganos" de outros.

É usual dizer-se que a lixar, lixamos os que nos estão proximos, pois os que que não o são, olham-nos com desconfiança.

E LC lixou o Dr. e muitos que assim foram arrastados na "politiquice brejeira".

Atentamente
Afonso


De Miguel Salazar a 25 de Fevereiro de 2012 às 21:45
Meu caro Afonso,
Conheço o Luís Cirilo há muitos anos, e sei que se trata de uma pessoa de bem, honrada, e de um vitorianismo acima de todas as suspeitas.
Mantenho aquilo que disse em relação à sua decisão.
Estou desiludido? Sim, claro que estou. Mas não tenho dúvidas de que se a tomou foi porque entendeu que melhor alternativa não haveria para o futuro do nosso clube.
Apesar de estar desiludido, continuo convencido de que ele será sempre uma boa solução para o nosso clube. Para mim... a melhor...
Eu estou desiludido, mas não mudei de ideias em relação a LC.
Continuarei a apoiá-lo, pessoal e publicamente.
Aquilo que eu já não sei, é se apoiarei Júlio Mendes.
De que modo é que vou conciliar estes dois pontos de vista? Não sei. Sei que vou aguardar pelos esclarecimentos da campanha...
Depois, logo veremos...
Agora, independentemente de tudo isto, a verdade é que andei a garantir coisas que afinal não se verificaram.
Enganei pessoas, mas não o fiz deliberadamente.
Por isso pedi desculpa...


De Afonso a 25 de Fevereiro de 2012 às 22:55
Caro Dr. Miguel.

Espero sinceramente que as desiluções se fiquem por aqui, mas consta-me que muitas surpresas ainda sairão desta já apelidada Lista Ovo Kinder.
Até o dia 30 de Março, muitas explicações terão de ser dadas, pois o que já se comenta, inclusivé por elementos da propria lista em nada favorecem o vitorianismo das partes.

Explicações terão de ser dadas a questões muito incomodas que irão ser colocadas acerca do modelo de gestão que a lista se propõe a utilizar em caso de Vitoria.

Atentamente
Afonso



De Miguel Salazar a 25 de Fevereiro de 2012 às 23:00
Afonso,
Explicações são algo que quem quiser dirigir o Vitória deverá estar sempre na disposição de dar.
Explicações são necessárias e irão com certeza ser dadas.
Vamos todos esperar que sim...


De anónimo a 24 de Fevereiro de 2012 às 22:16
Luis Cirilo pretendia ser presidente do Vitória, e teve de desistir da ideia, por um lado porque não reuniu condições suficientes, por outro lado porque achou que é preciso unidade e não divisões no clube.

Podemos criticá-lo por isso, ou devemos elogiar o espírito de serviço que manifestou, sem andar à procura do protagonismo individual?

Eu acho que devemos agradecer-lhe e apoiar a lista que vai integrar


De Miguel Salazar a 25 de Fevereiro de 2012 às 21:54
E eu também, caro anónimo.
Eu sabia que aquilo que escrevi iria ser dúbio.
Mas não tenho qualquer problema em esclarecer aquilo que for necessário.
É evidente que LC tomou a decisão que acredita ser a melhor para o Vitória. LC sabia também que iria "despertar" as reacções que "despertou". E apesar de tudo isso, resolveu tomar a decisão que tomou.
É por isso que LC me desiludiu, de um certo modo, mas continua a ter a minha confiança. E ele sabe...


De Amadeu a 26 de Fevereiro de 2012 às 13:36
Caro Miguel.

Quem induziu em erro foi o próprio ex-candidato, o sr., como eu. ingénuos, pelos vistos acreditamos.

A situação agrava-se exponencialmente se atendermos à lista e às ideias que a mesma já apresentou.

Depois da critica à gestão criminosa a esta direção, LC alia-se...depois da critica ao nº de sócio de PB, LC alia-se...

Deceção, desilusão é pouco. Descrédito parece-me o mais adequado.

Agora, o que digam que vão fazer sobre a SAD, permite-nos acreditar que poderá ser verdade? Tudo? Parte? Nada?

Eu não acredito nesta lista. E pelos vistos o caro Miguel também não!

Amadeu


De Miguel Salazar a 26 de Fevereiro de 2012 às 13:58
Pois, a verdade é que tenho sérias dúvidas sobre todos os elementos que estiveram, de uma maneira ou de outra, ligados à gestão anterior.
Quem estava no Conselho Vitoriano, esteve demasiado tempo silenciado, pactuando com o descalabro que se foi instalando no clube.
E não será, com certeza, o comunicado que fizeram tardiamente, quando as coisas já se estavam a resolver graças ao esforço de outros, que os ilibará das suas grandes responsabilidades.
Deveriam ter feito alguma coisa, em tempo útil, e não fizeram.
Era para isso que lá estavam.
Foram cúmplices, e disso os vitorianos não se irão esquecer...


De Amadeu a 26 de Fevereiro de 2012 às 18:44
Pois, efetivamente foram cumplices os elementos do Conselho Vitoriano, Julio Mendes, Armando Marques...julgo que há mais mas para o caso nem importa.

Assim sendo, como se pode "enquadrar" Luis Cirilo? Pior do que abandonar o seu (?) projeto é aliar-se à Cª do Milo...

Cumprimentos Vitorianos.


De Miguel Salazar a 26 de Fevereiro de 2012 às 21:25
Apesar de tudo, Amadeu, os Corpos Sociais cessantes não têm iguais responsabilidades.
Todos são responsáveis, mas uns são-no por acção e outros por omissão.
São todos responsáveis pela gestão calamitosa, mas os primeiros são-no mais do que os segundos.
Não querendo branquear responsabilidades (que não quero, entenda-se bem), os desta lista de JM são todos do segundo grupo.
De qualquer modo, aguardaremos pelas clarificações que todos esperamos aconteçam no período eleitoral que se aproxima.
Que esse período sirva também para que LC possa explicar as suas opções.
Estou convencido de que o fará...


De Vitoriano a 26 de Fevereiro de 2012 às 21:41
Caro Miguel Salazar, desculpe mas nao compreendo como e que o sr. fica desiludido e continua a apoiar o Luís Cirilo ! A sua posiçao e dubia porque o sr. sabe tao bem como eu que o LC se entregou ao poder instituído (que o proprio Miguel Salazar contestou e bem em Assembleia Geral) e terá continuidade com a lista a que LC se juntou, sabera ele porque, e ao mesmo tempo tem de ser simpático com o seu amigo, o que eu compreendo.
Vir escrever a seguir que continua a apoia-lo, desculpe a franqueza mas mais valia nao ter escrito nada ! O seu amigo enganou todos os vitorianos e demonstrou o seu caracter. Quer uma analogia ? O Emílio Macedo nao queria SAD, passados 2 meses já queria SAD. LC fez exactamente o mesmo.
O seu amigo andou este tempo todo, e em acção concertada, a desbravar o caminho para o Julio Mendes.
Olhe, porque nao fazer um cartono desta palhaçada toda ?


De Miguel Salazar a 26 de Fevereiro de 2012 às 23:42
Meu caro Vitoriano,
O seu comentário enferma de um erro de interpretação daquilo que escrevi.
E até admito que esse erro tenha sido induzido por mim. Foi-o com certeza.
Aquilo que escrevi não foi um artigo de crítica à posição de Luís Cirilo, mas apenas de pedido de desculpa da minha parte por ter induzido algumas pessoas em erro.
Se quiser ter o cuidado de reler aquilo que escrevi, quer no artigo quer nos comentários, vai acabar por compreender aquilo que aqui lhe explico.
Em relação ao facto em si, há três aspectos diferentes a considerar.

O primeiro é avaliar se a desistência de LC e a sua integração noutra lista, é aceitável ou não.
Sobre isso, aquilo que escrevi foi que acredito que ele tenha tido razões para o fazer.
A interpretação de alguns, é a de que ele foi um cobarde e um traidor, por não ter mantido a sua candidatura até ao fim, e um vendido por ter aceite integrar outra lista.
Mas há outra interpretação, sabe?
Na minha opinião, LC foi suficientemente honesto e humilde para admitir que (depois de conhecer a realidade das contas do clube) não tinha capacidade para a enfrentar e conseguir resolver, e foi suficientemente altruísta para trocar um papel principal por outro mais secundário, sempre no superior interesse do clube.
A diferença entre as duas interpretações é essa, meu caro. Onde uns vêem defeitos, eu vejo virtudes. Claro que o facto de ser amigo dele, e acima de tudo de conhecer o seu carácter, faz com que tenha esta perspectiva.

No entanto, a situação em si não deixa de se constituir como uma desilusão.
Apesar de, como VP para a área desportiva, ele poder vir a fazer ainda algumas das coisas a que se propunha, é evidente que não terá a mesma liberdade de acção que teria se fosse Presidente da Direcção.
Nem tudo está perdido, mas não será exactamente como eu gostaria que fosse – daqui a minha desilusão, com o facto e não com a pessoa.

Finalmente, o terceiro aspecto, que é o de considerar se a composição dessa lista é do meu agrado ou não.
E em relação a isso também já fui muito claro, uma vez que já afirmei ter claras reservas em relação a todos os elementos oriundos do “antigo regime”, principalmente de Júlio Mendes.

Pergunta-me como é que eu sou capaz de continuar a apoiar o LC quando ele se juntou ao poder instituído?
Já dei resposta a essa dúvida na resposta ao 1º comentário. Disse eu nessa resposta…
“Continuarei a apoiá-LO, pessoal e publicamente. Aquilo que eu JÁ NÃO SEI, é SE APOIAREI Júlio Mendes.”
E como tenho consciência de que terei muita dificuldade em conciliar duas posições aparentemente antagónicas, também disse…
“De que modo é que vou conciliar estes dois pontos de vista? Não sei. Sei que vou aguardar pelos esclarecimentos da campanha...”

Espero ter contribuído para a clarificação daquilo que escrevi…


De Vitoriano a 27 de Fevereiro de 2012 às 02:13
Caro Miguel Salazar, se o Luís Cirilo, vistas as contas, concluiu que nao tinha arcaboiço financeiro para liderar o projecto que foi apregoando aqui e ali enquanto a actual direcção se desmoronava, tinha uma saída que em nada o desonrava. A mesma do anunciado candidato Luís Freitas : desistia. Eu nao critico o LC por desistir. Mas o que o seu amigo LC fez foi aceitar o cargo de Vice-presidente de um sujeito que lá andou até sair por "falta de tempo", renunciando a todas as ideias que apregoou até agora. Juntando-se a membros da direcção que tanto criticou, surpreendentemente deu uma volta de 360 graus e preconiza uma SAD como modelo a seguir. Uma SAD em que maioria de capital ficara em mãos de investidores e nao dos sócios. Isto para mim e vender o Vitoria !
Diz o sr. que o seu amigo nao se sentiu capaz de ajudar o Vitoria como presidente. E como Vice-presidente já e capaz ? Já nem me alongarei sobre o facto de o seu amigo ter ido a votos como Vice-presidente do Pinto Brasil e agora ter de o defrontar ! Ainda o veremos numas próximas eleições como Vice-presidente do Paulo Pereira ?
Eu até lhe dizia o que e que eu penso quanto a isto tudo, mas vou respeitar a sua amizade com o LC e ficarei por aqui.
O Miguel pode argumentar o que quiser, mas a verdade e que se este episódio nao o incomodasse tanto como me incomoda a mim, ao Afonso, ao Amadeu e outros tantos, você nao teria desabafado neste post.
Pois, eu também nao compreendo como e que o Miguel quer apoiar o LC e nao sabe se apoiara o Julio Mendes. Mas posso tentar ajudar. Ponha a amizade de lado... pelos superiores interesses do Vitoria.
Melhores cumprimentos e desculpe também o meu desabafo num espaço que e seu.


De Miguel Salazar a 27 de Fevereiro de 2012 às 09:39
Conforme j´+a lhe disse, estou dividido entre o apoio a LC e as muitas reservas que tenho em relação a JM e restantes membros dos anteriores Corpos Sociais.
Espero que a campanha me possa ajudar nesse sentido...


De Afonso a 27 de Fevereiro de 2012 às 11:55
Caro Miguel

Não posso acreditar que alguem com a inteligencia, as relações de amizade com alguns elementos da Direção cessante e com os conhecimentos "extra" que estão ao dispor de pessoas mais ou menos interessadas, não soubesse da real situação do VSC, aliás, se mais não fosse, tinha desde 28 de Outubro até á data de ter ido ao Complexo para ver as contas para o saber.

Aliás eram de conhecimento "quase" geral, em quanto se cifravam os valores a curto, médio e longo prazo.

Mas Cirilo tomou a decisão que tomou e terá de viver com ela.

O que me preocupa neste momento é saber qual o conceito de SAD que Julio Mendes e Cirilo preconizam para o VSC, esse é o meu medo e espero que as pessoas não se sintam outra vez desfraudadas.

Atentamente (como sempe)
Afonso


De Miguel Salazar a 27 de Fevereiro de 2012 às 16:28
Receio bem que tenham metido o Vitória num beco sem saída.
Ou melhor, num beco com apenas uma saída...


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós