Há uma semana atrás, José Rialto conseguiu aquilo que muitos já tentaram mas muito poucos conseguiram - entrevistar o Grão-Vizir do enclave do Lado-de-lá-da-Morreira.
José Rialto – Salaam aleikum, Grão-Vizir Uç al-Bador.
Uç al-Bador – Aleicom salame, p’ra boçê taumbém.
JR – O seu nome não foi sempre este, pois não, senhor Grão-Vizir?
UaB – Nom. Efectibamente, aqui no inclabe nós temos esta tradiçom. Todos nascemos cristons e somos baptizados, mas depois conbertemo-nos aos mouros. Ieu, por exemplo, chamaba-me António Salbador, e agora sou Uç al-Bador…
JR – Mas, na verdade, o senhor é mais conhecido pelo “Iznogoud do Enclave do Lado-de-lá-da-Morreira”. Donde lhe vem essa alcunha?
UaB – O Iznogoud da baunda-desenhada era Grom-Bizir como ieu…
JR – Pois, mas sabe que esse nome não é muito simpático. Vem do inglês “he’s no good”, que quer dizer que não é boa pessoa… que não presta.
UaB – Nom, num é por isso. Boçê está inganado. Entom as pessoas iam lá pensar uma coisa dessas de mim.
JR – Acha mesmo?... O Iznogoud também era conhecido por querer “ser Califa no lugar do Califa” e dizem que o senhor quer ser Papa no lugar do Papa…
UaB – Do Papa? Mas s’ieu nem sou cristom…
JR – Não é desse “Papa”. Estou a falar do Papa Jorge Nuno…
UaB – Bem – disse, rasgando um largo sorriso –, isso já é outra conbersa. Como o graunde “troca-casacas” que sou, tenho uma “casaca” cum três cores. Por fora é bermelha e braunca, p´ra disfarçar, por dentro é só bermelha, e por baixo é azul e braunca… S’ieu bir a oportunidade, boto fora a “casaca”, fico d’azul e braunco e sento-me no trono do gaijo. Bou ser… o Papa Jorge Nuno II…
JR – Jorge Nuno II? Mas então não era António?
UaB – O quê, num me diga c’agora taumbém é PORIBIDO trocar o nome? Ouça lá bem o que le bou dizer. Ieu biro ou troco a minha casaca e troco de nome as bezes que m’apetecer.
JR – Mas isso não era dar uma facada nas costas de um amigo?
UaB – Se for preciso... E qu’é que boçê tem a ber cum isso? Ieu sou um indibíduo que num sou amigo de ninguém. Eles é que pensam que sim: o Papa, o al-Míldio Çilba taumbém pensaba… até os marroquinos cá do inclabe…
JR – Até os marroquinos???
UaB – Claro. Ou pensa boçê que s’o cadeirom do Papa bagasse lá no Puorto, ieu ia cuntinuar aqui cum estes morcões. S’inda eles fosse como os de Guimarães, até era bem capaz de ficar, agora cum esta caumbada…
JR – Mas então e os acordos que o senhor já tem assinados?
UaB – Acôrdos assinados, ieu? Cum'aquele dos bilhetes dá 2 anos c’os gaijos do Guimarães. Ó meu amigo, ouça bem o que le digo. Os acôrdos qu’ieu faço ficum escritos nas areias do deserto. Comigo, sempre foi assim e sempre assim será. Se for a buntade d’Alá c’os acôrdos sejam cumpridos, entom Ele há-de fazer cunqu'os bentos deixem d’assoprar no deserto e c’as chubas nunca mais boltem a cair. Só mesmo nesse dia é qu'alguém m'á-de ber a cumprir um acôrdo que tenha assinado...
JR - Mas voltando um pouco atrás, Grão-Vizir, o senhor tem uma verdadeira admiração pelos adeptos vitorianos, não tem?
UaB - Pois tenho. Era assim qu'ieu gostaba que fosse os daqui do inclabe, mas já que num cunsigo, eles taumbém num bom ficar-se a rir...
Bruscamente, virou-se gritando por Dilat Larat, o seu fiel homem de mão...
UaB - Dilaaaaaaaaaaat...
E, esfregando as mãos, disse com aquele seu ar maquiavélico...
UaB - Bem aqui qu'íeu tenho mais um trabalhinho par ti...
José Rialto
ligações familiares
sou surda, e depois ? (sofia salazar)
ligações vitorianas
ligações atletas vitorianos
ligações ex-atletas vitorianos
ligações atletas vimaranenses
ligações vimaranenses desportivas
outras ligações vimaranenses
ligações adversárias
(belenenses) belenenses ilustrado
ligações desportivas
ligações ilustres vimaranenses
ligações humorísticas
henrique monteiro (henricartoon)
museu virtual do cartoon (portocartoon)
osvaldo de sousa (humorgrafenews)
zé oliveira (buraco da fechadura)
ligações ilustração e bd
ligações poéticas
outras ligações