Kratos é um Super-Herói da Sony, criado em 2005 por David Jaffe e desenhado por Stig Asmussen, para o God of War (vídeo-jogo de enorme sucesso para a PlayStation 2).
Kratos era filho de Zeus e de Callisto, sendo portanto um semi-Deus. Kratos era também um General Espartano, e a história da sua vida é de uma violência inusitada, repleta de traições, vinganças e de carnificinas sem fim. Em virtude de uma ignóbil traição perpretada pelo próprio Deus da Guerra (Ares), Kratos perdeu a sua família. Cego pela dor e pelo ódio, passou a lutar desde então sem qualquer vestígio de temor ou piedade, enfrentando e vencendo muitos dos mais poderosos Deuses do Olimpo, como eram Poseidon (Deus dos Mares), Helios (Deus do Sol), Hades (Deus dos Mortos), Ares e até Zeus (Deus dos Deuses). A cada batalha ganha, Kratos ia acumulando progressivamente os poderes e as armas de cada um dos Deuses que destruía, conseguindo no final um poderio superior ao do próprio Zeus.
Olhando para Raúl Meireles, são várias as semelhanças que conseguimos encontrar com Kratos…
E poderíamos começar por aquelas que são as mais evidentes – as físicas. A cabeça rapada (embora a de Meireles seja apenas parcial), a barba e, principalmente, o facto de ambos terem o pescoço e o tórax cheios de tatuagens.
Depois, temos as armas que Raúl Meireles, tal como Kratos, foi conquistando ao longo das suas batalhas. A Fúria de Poseidon, que permitia a Kratos criar terríveis tempestades no seio do inimigo, e que Meireles usa hoje para semear o pânico no meio-campo adversário. A Cabeça de Medusa, com que um e outro petrificam os seus inimigos. A Cabeça de Helios, com a qual o General Espartano iluminava a mais negra das escuridões, e que agora permite a Meireles ter uma invulgar visão de jogo. As Lâminas de Atena, que nas mãos de Kratos iam aumentando gradualmente o seu poder, e que Meireles usa para fustigar impiedosamente a baliza dos seus adversários. Ou a Fúria de Zeus, magia através da qual o semi-Deus Grego conseguia lançar relâmpagos sobre todos os seus inimigos, e que Meireles usa para os dizimar.
Mas as semelhanças entre os dois não se esgotam no aspecto físico de ambos, ou nas armas que partilham. Mais importantes ainda são as semelhanças relativas aos seus espíritos… Quem melhor do que Raúl Meireles poderia personificar o espírito guerreiro e temerário deste General Espartano? Um espírito que não teme nada nem ninguém, seja qual for o adversário que tenha de enfrentar. Um espírito que o levou a procurar, fora de portas, adversários mais fortes, que pudessem proporcionar-lhe desafios cada vez mais exigentes. E até a resistência física de Meireles nos faz lembrar a indestrutibilidade de Kratos.
E pronto, é esta a história do mais recente Super-Herói plagiado pelo Miguel Salazar e por mim próprio.
A história de Raúl Meireles, o KRATOS lusitano...
José Rialto
FONTE DE PESQUISA:
Kratos (God of War), from Wikipedia
(para ver Super-Heróis e Super-Vilões, lusitanos, luso-brasileiros e estrangeiros, carregar aqui)
ligações familiares
sou surda, e depois ? (sofia salazar)
ligações vitorianas
ligações atletas vitorianos
ligações ex-atletas vitorianos
ligações atletas vimaranenses
ligações vimaranenses desportivas
outras ligações vimaranenses
ligações adversárias
(belenenses) belenenses ilustrado
ligações desportivas
ligações ilustres vimaranenses
ligações humorísticas
henrique monteiro (henricartoon)
museu virtual do cartoon (portocartoon)
osvaldo de sousa (humorgrafenews)
zé oliveira (buraco da fechadura)
ligações ilustração e bd
ligações poéticas
outras ligações