Quinta-feira, 25 de Junho de 2009
Com uma perna às costas...

A final da 1ª etapa do Circuito Nacional de Voleibol de Praia pôs frente a frente os neófitos Gaspar e Pedrosa, e os vice-Campeões Nacionais em título, Roberto Reis e Kibinho.

Não foi, nem poderia ter sido, uma partida fácil e portanto não foi por aqui que a novel dupla – Gaspar e Pedrosa –, conseguiu vencer esta final… “com uma perna às costas”.

É que, em boa verdade, não se trata de nenhum eufemismo, eles venceram realmente com uma perna às costas (a de Gaspar).

Eu passo a explicar…

Depois de uma vitória no primeiro “set”, quando Gaspar e Pedrosa já venciam o segundo por 14-11, eis que no calor de mais uma jogada bem disputada, Gaspar cai mal sobre o seu pé direito, lançando-se de imediato ao chão contorcendo-se com dores.

Nesta altura, temeu-se o pior.

Num torneio cuja organização não dispunha de assistência médica ou de enfermagem, que não tinha um fisioterapeuta nem um massagista, que não dispunha de uma ambulância, nem tão pouco de material de primeiros socorros, valeram os cuidados do seu próprio colega de equipa – o Fisioterapeuta José Pedrosa –, e a solidariedade de todos os colegas e adversários.

É incompreensível e inaceitável esta falta de condições, numa prova que tem ainda a agravante de ser oficial.

Nem sequer dispunham de sanitários !...

Mas foi bonita de ver a solidariedade que se gerou em torno deste infortúnio.

E Gaspar recusou-se a desistir. Apesar de todo o sofrimento que estava bem estampado na sua máscara de esforço e de sacrifício, numa atitude do mais puro altruísmo, fez questão de prosseguir a partida com uma imobilização funcional, que de funcional só tem o nome quando se trata de um jogo de vólei de praia.

Aquilo que estava em causa era, não só a vitória na etapa, mas também o lugar de acesso aos Jogos da Lusofonia, e Gaspar não quis comprometer a participação do seu colega, mesmo que para tal fosse necessário pôr em risco a sua própria integridade física.

Pois, apesar de todos estes infortúnios e limitações, o jogo prosseguiu e ficou bem patente que a solidariedade da equipa adversária terminara no momento em que a bola voltara a voar.

Mas que ninguém veja nestas palavras qualquer tipo de crítica ou censura à postura de Roberto e de Kibinho. Era perfeitamente lícito que a dupla vice-Campeã Nacional continuasse a lutar com todas as suas armas para tentar atingir os mesmos objectivos de Gaspar e Pedrosa..

E isso passaria obrigatoriamente pela exploração do então elemento mais frágil, por muito injusto que isso nos pudesse parecer. Não poderia ser de outra maneira.

As dificuldades de Gaspar eram bem patentes, mas a verdade é que apesar de tudo, mesmo sem quaisquer contemplações por parte do adversário, Gaspar e Pedrosa iam fazendo um jogo impossível, perante o desespero evidente de Roberto Reis.

Fizeram um impensável parcial de 7-7, acabando por vencer por 21-18.

Foi notável o desempenho, mas ainda mais notável foi a nobreza da atitude de Hugo Gaspar.

José Pedrosa foi muito mais feliz do que algum dia poderia imaginar, quando escolheu Hugo Gaspar para seu novo parceiro…

 

(cartoon publicado no Voleibol de Praia, no Joaquim Teixeira 72, no Hugo Gaspar #8 e no Pedrosa-Gaspar Beach Volley)

 



publicado por Miguel Salazar às 17:31
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

5 comentários:
De Diogo Ferreira a 25 de Junho de 2009 às 23:43
GRANDE Hugo Gaspar!! Este guerreiro ainda nos vai fazer muita falta...Espero realmente que esteja enganado, mas a equipa de volei do VSC desta temporada está carregada de ???????????


De Miguel Salazar a 26 de Junho de 2009 às 19:21
Claro que recomeçar a construção de uma equipa é sempre um grande risco, pleno de incertezas.
Mas também é verdade que se está a apostar em jogadores que já passaram pelo Vitória, e noutros que não tendo passado, já têm experiência do nosso campeonato.
Está-se a apostar também em jovens promessas.
Acredito, caro Diogo, que o nosso futuro imediato nos reserva grandes surpresas.
Oxalá eu tenha razão...


De Diogo Ferreira a 27 de Junho de 2009 às 12:54
Assim espero Miguel! Faço votos que tenha razão, o futuro dirá..


De Patricia a 29 de Junho de 2009 às 20:21
Hugo Gaspar melhor jogador português :') Orgulho imenso ! Estive presente nesta final e foi das coi~sas mais bonitas que vi na vida ! Foi de louvar a atitude deste grande homem . Quando ele faz algo entrega-se de corpo e alma e nunca NUNCA desiste ! Foi merecido a presença na Lusofonia ! PARABENS ao Gaspar e ao Pedrosa :P´

Quanto ao Hugo, não existem palavras ! Ele sabe tudo *
Miguel , obrigada por esta maravilhosa caricatura :P


De Miguel Salazar a 30 de Junho de 2009 às 02:01
Eu é que agradeço, Patrícia...


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós