Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014
a Dança do Dragão Azul…

Há qualquer coisa de fantástico a crescer todos os dias no seio do Vitória.

Vem esta constatação a propósito das recentes declarações, desassombradas e até um pouco temerárias, de Pedro Guerreiro, Presidente da Secção de Basquetebol do clube, ao assumir-se claramente como candidato a Campeão Nacional.

Não é um discurso novo. Já o conhecíamos há muito tempo da boca do seu treinador Fernando Sá. A novidade é agora ele vir da própria estrutura associativa. Claro que estamos a falar de um discurso e de uma postura que surgem de uma forma muito natural, como corolário de um processo de desenvolvimento de toda a secção. Germinou com muito trabalho, sério e honesto, nasceu com os primeiros grandes títulos nacionais, e cresce agora com a tomada de consciência da grandeza do clube, das suas potencialidades ímpares e com a assunção de um discurso arrojado, ambicioso e até um pouco arrogante. Esperemos agora que este estado espírito contagie as restantes modalidades do clube. Em boa verdade, a grande parte delas apenas lhes falta a tomada de consciência e a assunção das responsabilidades. Trabalho sério e grandes títulos já conquistados são coisas muito familiares a modalidades como o futebol, voleibol, futebol de praia, boxe, kickboxing, pólo aquático, natação e judo. As (poucas) modalidades restantes poderão ainda não ter grandes títulos conquistados, mas estou certo que o trabalho igualmente sério que desenvolvem diariamente, a eles as levarão muito em breve.

A mais recente conquista da Azeméis Basketball Cup assume uma particular importância por três motivos essenciais: porque é um título alcançado logo na primeira competição da temporada, porque é obtido à custa de um dos mais poderosos adversários da modalidade (uma equipa do FCPorto), mas principalmente porque surge logo após as declarações do Presidente da secção. Com esta vitória, a equipa provou estar à altura do repto lançado por Pedro Guerreiro, demonstrando claramente que a sua ambição não é menor que a do seu Presidente.

 

Dirão os mais cépticos que as declarações de Pedro Guerreiro poderão ter sido algo temerárias, mas a verdade é que nada de grande se conquista se a ambição subjacente não for ainda maior.

A época vai no início, é certo, mas os estragos já começaram a ser feitos. Para já, com Afonso à frente das suas tropas, foi o Dragão Azul quem dançou na ponta das lanças dos nossos Conquistadores…

José Rialto



publicado por Miguel Salazar às 15:52
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

18 comentários:
De ANdré a 11 de Outubro de 2014 às 23:38
até ao momento no único jogo a sério que tiveram (o Maia não vale pois é a equipa mais fraca da LPB) perderam aqui em Barcelos. Amanhã jogais contra quem? se quiser ver bom Basquetebol apareça por S Pedro do Sul para assistir à final entra o grande Barcelos e o benfica.


De Miguel Salazar a 12 de Outubro de 2014 às 12:56
Ah, muito bem...
Finalmente faz-se luz sobre aquilo que o move...
Parece que o André ficou um "pouco" deslumbrado com esta primeira vitória. É compreensível. Ao fim e ao cabo, o Barcelos venceu um candidato assumido à conquista da Liga. Portanto, o seu deslumbramento é perfeitamente natural e eu compreendo-o bem.
Talvez o tempo lhe venha a ensinar uma grande verdade, que é a de que a estratégia de tentar desvalorizar os adversários que nós conseguimos vencer, não é a melhor forma para engrandecer as nossas vitórias.
Fazê-lo com razão, é má estratégia e clara falta de bom-senso.
Fazê-lo sem razão é falta de outra coisa que me escuso de especificar...
Quanto ao resto, e com toda a sinceridade, boa sorte para a final de logo.
Apesar de tudo, espero que o Barcelos vença...


De André a 12 de Outubro de 2014 às 14:40
Acho bem que torça por nós sempre poderá dizer que perderam com os campeões do torneio


De Miguel Salazar a 12 de Outubro de 2014 às 18:46
Não será bem essa a razão de eu ter torcido pelo Barcelos, mas acho que nem vale a pena estar a fazê-lo perder muito tempo com isso...
De qualquer modo, também é verdade que se o Barcelos conseguisse vencer a final, talvez houvesse algum Vitoriano que se pudesse consolar com o facto de termos sido eliminados pelo vencedor do torneio. Talvez. Para mim não seria grande consolo, mas não posso afirmar que, num universo de mais de 30 mil Vitorianos, não possa haver um ou outro que pense desse modo.
Para mim, perder com o Barcelos é sempre uma má notícia, e sinal de que algo não correu nada bem durante esse jogo.
Depois de saber que o Barcelos levou quase 100 do Benfica, e que ainda por cima perdeu dois dos seus americanos durante a final, só me faz ficar ainda mais preocupado.
Depois de tudo isto, só posso ser mesmo levado a concluir que nós devemos ter jogado realmente muito mal para termos sido eliminados pelo Barcelos...


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós