Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014
a Dança do Dragão Azul…

Há qualquer coisa de fantástico a crescer todos os dias no seio do Vitória.

Vem esta constatação a propósito das recentes declarações, desassombradas e até um pouco temerárias, de Pedro Guerreiro, Presidente da Secção de Basquetebol do clube, ao assumir-se claramente como candidato a Campeão Nacional.

Não é um discurso novo. Já o conhecíamos há muito tempo da boca do seu treinador Fernando Sá. A novidade é agora ele vir da própria estrutura associativa. Claro que estamos a falar de um discurso e de uma postura que surgem de uma forma muito natural, como corolário de um processo de desenvolvimento de toda a secção. Germinou com muito trabalho, sério e honesto, nasceu com os primeiros grandes títulos nacionais, e cresce agora com a tomada de consciência da grandeza do clube, das suas potencialidades ímpares e com a assunção de um discurso arrojado, ambicioso e até um pouco arrogante. Esperemos agora que este estado espírito contagie as restantes modalidades do clube. Em boa verdade, a grande parte delas apenas lhes falta a tomada de consciência e a assunção das responsabilidades. Trabalho sério e grandes títulos já conquistados são coisas muito familiares a modalidades como o futebol, voleibol, futebol de praia, boxe, kickboxing, pólo aquático, natação e judo. As (poucas) modalidades restantes poderão ainda não ter grandes títulos conquistados, mas estou certo que o trabalho igualmente sério que desenvolvem diariamente, a eles as levarão muito em breve.

A mais recente conquista da Azeméis Basketball Cup assume uma particular importância por três motivos essenciais: porque é um título alcançado logo na primeira competição da temporada, porque é obtido à custa de um dos mais poderosos adversários da modalidade (uma equipa do FCPorto), mas principalmente porque surge logo após as declarações do Presidente da secção. Com esta vitória, a equipa provou estar à altura do repto lançado por Pedro Guerreiro, demonstrando claramente que a sua ambição não é menor que a do seu Presidente.

 

Dirão os mais cépticos que as declarações de Pedro Guerreiro poderão ter sido algo temerárias, mas a verdade é que nada de grande se conquista se a ambição subjacente não for ainda maior.

A época vai no início, é certo, mas os estragos já começaram a ser feitos. Para já, com Afonso à frente das suas tropas, foi o Dragão Azul quem dançou na ponta das lanças dos nossos Conquistadores…

José Rialto



publicado por Miguel Salazar às 15:52
"link" do artigo | o seu comentário | favorito

18 comentários:
De Sl Benfica - basquetebol a 12 de Outubro de 2014 às 21:30
caro Miguel,
se depender de nós certamente irá durar bastante tempo 😉
Para a semana defendemos a supertaça, depois se nos qualificarmos paras as finais defenderemos a taça hugo dos santos em Fevereiro, taça de Portugal em Março e final do Play-off em Maio.
De referir ser detentor de todos os trofeus não é novidade para a secção de basquetebol do benfica, na primeira meteade dos anos 90 o normal era que isso acontecesse.


De Miguel Salazar a 12 de Outubro de 2014 às 22:57
Pois, acredito que sim...
Este ano haveremos de conseguir ganhar alguma coisa.
Não me importaria que voltasse a ser a Taça de Portugal, mas algum dia haveremos de conseguir vencer a Liga. Se calhar vai ser mesmo este ano...


De Sl Benfica - basquetebol a 19 de Outubro de 2014 às 22:32
caro Miguel,

Hoje após a conquista de mais uma supertaça, é a nossa 12ª, pensei na nossa discussão sobre da semana passada sobre quem é o melhor base. Hoje o Diogo esteve soberbo em Albufeira, saltou do banco quando perdiamos por 10 e fez simplesmente isto: 4\4 de lançamentos de 2 pontos, 3\3 de lançamentos de 3 pontos e 6\6 de lançamentos de lance livre, isto é não falhou nenhum lançamento, virou o jogo bem auxiliado pelos triplos de ferreirinho e pela raça de Andrade. Hoje, calamos certamente muitas bocas ao vencer o jogo sem nenhum Americano estar a 100%. Jobey thomas não jogou Slay não jogou seth doliboa jogou limitado devido à mascara de proteção, erro falhou um lançamento debaixo do cesto por falta de visibilidade erro nosso ao não dispormos de mais modelos de mascaras e Gentry que estava a mancar teve que ir a jogo para termos mais poder no jogo interior, num fase em que os Galitos estavam endiabrados.


De Miguel Salazar a 19 de Outubro de 2014 às 22:46
Em primeiro lugar, parabéns pela conquista da Supertaça.
Sobre a discussão anterior, devo dizer-lhe que não é muito importante para mim o esclarecimento de quem é o melhor.
Para mim, os "meus" serão sempre aqueles de quem eu mais gostarei, independentemente de serem ou não os melhores.
Sobre a comparação em si, apenas argumentei baseando-me numa escolha de alguém que percebe infinitamente mais de basquetebol do que eu.
Em relação a calar bocas, acredito que as possa ter calado hoje, mas eu acho que o Benfica, com as aquisições que tem vindo a fazer há já muitos anos, criou a responsabilidade de lutar para vencer sempre (o que não quer dizer que o consiga), seja quais forem os jogadores disponíveis, pois os vossos jogadores nacionais também são eles pagos a peso de ouro (pelo menos em termos comparativos).
As maiores armas para se conseguir derrotar uma equipa de milionários (americanos, mas também portugueses) como a do Benfica, são aquelas que o Vitória tem: muita qualidade e uma enormíssima vontade de vencer... e isso não se compra... incute-se...


De Sl Benfica - basquetebol a 20 de Outubro de 2014 às 00:23
obrigado pelas felicitações, sobre os bases tanto Benfica como o Vitória estão bem servidos.
Quanto à obrigação de termos de vencer tudo, isso é normal no Benfica estamos habituados a isso, mas isso não significa que vençamos tudo. Nas últimas 13 finais que disputamos só perdemos 1 a final da taça de portugal contra vocês em 2013.

Este ano iremos ter um bom campeonato sua equipa, mais o Lusitânia, e o Barcelos subiram de nível face à ultima época o vosso poste é melhor da liga não tenha dúvidas disso. e se juntarmos momplasir a balseiro, pedro pinto, joão guerreiro, paulo cunha, toreia, areias, joão fernandes, mais o sérvio e o americano que chegou ontem isso dá uma equipa com mais profundidade e soluções.
P. S. o orçamento vale o que vale, já vi o Benfica vencer o PAO, Real Madrid, Joventut Badalona Kinder Bolonha, Partizan, isto é equipas que tinham um orçamento muito maior que o Benfica
.e já vi o Benfica perder contra vocês. orçamento é importante mas o crer, e dedicação conta mais.


De Miguel Salazar a 20 de Outubro de 2014 às 14:53
Com o plantel que construiu, o Benfica tem obrigação de TENTAR vencer tudo, sem dúvida.
Mas vai uma grande diferença entre tentar e conseguir.
Essa diferença, este ano, vai chamar-se outra vez Vitória Sport Clube.
É essa a minha convicção...


Comentar artigo

procurar cartoons
procurar por nome/palavra
 
desenhos mais recentes

o "álb'oon" em destaque (...

Ilustres Vimaranenses (30...

Humor e Saúde (4) "PATRON...

Humor e Saúde (3) "PSICOT...

Humor e Saúde (2) "PRÓTES...

Humor e Saúde (1) "A ENDA...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

Vencedores Taça Portugal ...

NUNCA É BOM DIA PARA MORR...

ASSALTO AO ARRANHA-CÉUS (...

arquivo de desenhos
tudo sobre
tudo sobre
para explorar o blogue
acerca de nós