Depois da ignomínia que tinha sido a traição ocorrida em Guimarães, os Conquistadores chegaram à ilha Terceira sedentos de vingança.
Preocupados com o facto, os açores tinham delineado uma estratégia que se baseava na ideia de manter incógnita a localização do seu ninho. Quanto mais tempo o conseguissem fazer, maiores seriam as possibilidades de preservar os seus dois ovos, que lhes garantiam o direito de participar nas Batalhas Finais.
Tinham sido dadas ordens para que todos os açores se mantivessem bem escondidos, de modo a que Dom Fernando não conseguisse descobrir onde estava o ninho.
O problema é que o açor a quem foi dada a missão de proteger o ninho era demasiado exuberante. Não que não quisesse cumprir o seu papel, bem entendido, mas a verdade é que simplesmente isso estava muito para além das suas capacidades. O açor americano, o finguelinhas da fita azul na cabeça e com a barbicha afiada, não parava nem um segundo sequer. Parecia que estava ligado à corrente eléctrica. Sempre aos saltos, às “peitadas” e “ancadas” aos seus companheiros, dando “high-fives” e o diabo-a-quatro, enfim, era sempre um trinta-e-um para se conseguir acalmá-lo. Infelizmente para os açores, era demasiada exuberância para uma estratégia que se baseava na discrição. Daí a serem descobertos, foi coisa de poucos minutos. Perdida a estratégia, o resto da história conta-se em apenas duas penadas (eheheh)...
Como uma flecha disparada, Dom João o Guerreiro, rapidamente alcançou o ninho. Enquanto que com a mão direita segurava o açor, com a outra sorripiava-lhe um ovo precioso. Bem lhe teria tirado os dois se os açores lho tivessem permitido, mas a verdade é que eles também já tinham deixado bem claro que não estavam ali para facilitar as coisas aos Conquistadores.
A vingança estava assim parcialmente consumada e Dom Fernando, apesar de não conseguir ainda garantir o direito de combater nas Batalhas Finais, pelo menos conseguia levar a decisão final para o seu Castelo...
José Rialto
ligações familiares
sou surda, e depois ? (sofia salazar)
ligações vitorianas
ligações atletas vitorianos
ligações ex-atletas vitorianos
ligações atletas vimaranenses
ligações vimaranenses desportivas
outras ligações vimaranenses
ligações adversárias
(belenenses) belenenses ilustrado
ligações desportivas
ligações ilustres vimaranenses
ligações humorísticas
henrique monteiro (henricartoon)
museu virtual do cartoon (portocartoon)
osvaldo de sousa (humorgrafenews)
zé oliveira (buraco da fechadura)
ligações ilustração e bd
ligações poéticas
outras ligações